Quem é esse Hodgkin?
O termo utilizado para descrever essa doença tem contexto histórico. O linfoma de Hodgkin foi assim chamado devido à descrição de vários casos em 1832 por Thomas Hodgkin, os quais foram reconhecidos como uma nova condição maligna que envolve os linfonodos.
Como acontece?
Por motivos ainda desconhecidos, em algum momento os linfócitos agrupados nos gânglios linfáticos começam a multiplicar-se e crescer de forma desordenada. Como resultado dessa desordem, haverá um excesso de produção desse tecido, dando origem a um tipo de câncer denominado linfoma. O linfoma se inicia a partir de linfócitos anormais. Eles podem se espalhar por meio do sistema linfático por muitas áreas do organismo e circular no sangue.
Como foi que eu soube que “seu Hodgkin” se apegou a mim (sai pra lá que esse corpo não te pertence...kkkkk!!!) ?
Na maioria dos casos, os pacientes procuram o médico por causa do aparecimento de gânglios inchados no pescoço, axilas ou virilha. Esses gânglios geralmente não são dolorosos e não respondem a tratamentos com antibióticos. Os pacientes podem ter perda de apetite e peso, juntamente com náusea, vômitos, indigestão e dor na barriga. Muitas vezes uma sensação de saciedade pode estar presente como resultado do aumento de fígado, baço ou linfonodos abdominais. Outros sintomas podem ser: coceira, dor nos ossos, dores de cabeça, tosse constante e pressão anormal ou congestão na face, pescoço e parte superior do peito. Os sintomas gerais podem incluir cansaço ou dor generalizada. Outras pessoas têm suores noturnos e febre constante. Uma vez que todos esses sintomas são comuns a muitas outras doenças, de pequenos a sérios distúrbios, os procedimentos de diagnóstico corretos devem ser seguidos.
É importante dizer o seguinte: como na maioria dos cânceres, a doença é melhor tratada quando descoberta cedo.
Então, serve de alerta para todos, de como não devemos nos descuidar da nossa saúde, do nosso corpo físico, pois qualquer mínimo sinal de mudança é sinal de que algo pode esta acontecendo. Sendo assim, faça visitas periódicas ao seu médico. Previna-se! Nada de dizer: -Ah, agora eu to sem tempo, outro dia eu vou! Se você não tempo para cuidar de você mesma, quem é que vai cuidar? Trabalho, sucesso profissional, não é tudo. Viver sim, e com saúde, isso é tudo na vida!
Mas e agora, como eu vou dá o fora em “seu Hodgkin” – Parte 1?
A Doença de Hodgkin apresenta uma característica específica que a distingue dos outros tipos de linfoma, que é a sua forma de evolução. Geralmente começa nos linfonodos de uma região do corpo. Conforme a doença avança, ela tende a crescer de maneira razoavelmente previsível, avançando de uma parte do sistema linfático para o próximo, podendo ainda, avançar para órgãos, que incluem os pulmões, fígado, osso e medula óssea. A escolha do tratamento e as chances de recuperação (prognóstico) dependem do estágio da doença (se está em uma só área ou espalhado pelo corpo), da idade do paciente e suas condições gerais. O estadiamento (descobrir o estágio da doença) pode ser feito por exames como rx, tomografias, ultra som, biopsias por agulha, etc.
As informações reunidas a partir desses estudos permitem que o “estádio” da doença do paciente seja determinado, conforme segue abaixo:
Estádio I – representa o envolvimento de um único grupo de linfonodos.
Estádio II – indica o envolvimento de dois ou três grupos vizinhos de linfonodos, do mesmo lado do diafragma (músculo que divide o tórax e o abdome).
Estádio III – representa o envolvimento de vários grupos de linfonodos acima e abaixo do diafragma (músculo que divide o tórax e o abdome).
Estádio IV – significa que há o envolvimento disseminado para outros órgãos, como pulmões, fígado e ossos.
Os quatro estádios do linfoma de Hodgkin podem ser ainda divididos em categorias “A” e “B”. A categoria “A” indica a ausência de febre, suor exagerado e perda de peso. Pacientes que apresentam esses sintomas pertencem à categoria “B”.
Estádio II – indica o envolvimento de dois ou três grupos vizinhos de linfonodos, do mesmo lado do diafragma (músculo que divide o tórax e o abdome).
Estádio III – representa o envolvimento de vários grupos de linfonodos acima e abaixo do diafragma (músculo que divide o tórax e o abdome).
Estádio IV – significa que há o envolvimento disseminado para outros órgãos, como pulmões, fígado e ossos.
Os quatro estádios do linfoma de Hodgkin podem ser ainda divididos em categorias “A” e “B”. A categoria “A” indica a ausência de febre, suor exagerado e perda de peso. Pacientes que apresentam esses sintomas pertencem à categoria “B”.
O que eu tenho hoje (15/09/2010)?
A principio o meu estágio é o 4, mas não se assustem, o médico me explicou que o 4 não quer dizer que seja estágio terminal, apenas me incluo nele, pois o linfoma atingiu meu pulmão esquerdo.
Ele solicitou mais alguns exames de imagem e outra biópsia para ter a noção completa de quanto “seu Hodgkin” se meteu no meu corpinho (kkkkkkkkkkk!!!! Se meteu é ótimo, kkkk!!!!)
Farei esses exames próxima semana, a partir de segunda-feira(20/09/2010).
Mas e agora, como eu vou dá o fora em “seu Hodgkin” – Parte 2?
O tratamento foi definido da seguinte forma:
Serão 8 meses de tratamento (quase um parto, kkkkkkkkk!!!!!!). Serão feitas aplicações de quimioterapia a cada 15 dias. Serão feito também, exames para acompanhar a evolução do tratamento, cujo o objetivo é matar “seu Hodgkin” ( o pobre.... kkkkkk.... morra seu invasor, quem mandou querer bagunçar minhas celulasinhas... kkkk!!!!).
Como todo tratamento com quimio, existem os efeitos colaterais que dependem exclusivamente da reação de cada organismo a medicação. Um ponto positivo, é que existem as medicações que reduzem esses efeitos minimizando o desconforto causado pelo procedimento. Só poderei falar sobre isso, após a primeira aplicação. Aguardem, são cenas para os próximos capítulos... eheheh!!!!!
Bem por hoje é isso. Vou tentar dar “boletins diários” sobre o “meu divórcio” com o Sr Hodgkin!
Maiores informações: ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) – http://www.abrale.org.br
Aaaae, Fabi. Adorei o blog... Bem informativo e esclarecedor. Muito bom pra gente que não tá tão perto de tu. Ficávamos angustiados, esperando alguma notícia. O pessoal daqui de casa tá torcendo por você, claro! Vou sempre passar por aqui. Beijo pra tu, pra Tia Ana Rita e pra Tio Clóvis!
ResponderExcluirQuerida Fabiana
ResponderExcluirPossuímos uma força poderosa capaz de conseguir tudo, basta acreditar firmemente que, mesmo difícil, jamais será impossível. O mundo precisa de pessoas como vc: positiva, alegre, amiga...sao tantas as qualidades que é impossível numerar tudo por aqui. Te admiro muito Fabi. Vc é uma pessoa muito querida. Continue assim.
Valéria Cunha Lima.
Sabi do nosso coração,
ResponderExcluirIa dizer do meu coração, mas como sei que muiiiiiiiiiiita gente ia reclamar... já que vc se instalou no coração de todos que lhe conhecem...
Só vc mesmo para ter essa idéia do blog e com esses comentários!
É isso ai, guerreira, vamos ao "divorcio do Sr Hodgkin", todos nós e os anjos, santos, guias, etc numa grande e forte corrente.
Muitos bjs.
Lucia Giovanna
ola Fabi
ResponderExcluirfalar que sempre te admirei é chover no molhado.teu espirito alegre,tua determinaçao e sobretudo tua coragem e fe em DEUS leva-te-ão
a superar mais este obstaculo.
Ademar-15/09/2010
Oi Fabi
ResponderExcluirVamos agilizar logo esse divórcio e para que isso aconteça vamos todos se unir com muita Fé em Deus. Quero ser testemunha desse divórcio.
Beijos
Diana
Sabi, estamos aqui, visse!
ResponderExcluirok... fisicamente estamos do outro lado do mundo, mas os coraciscos estao pertinho, ou seja... estamos aqui, visse! =)
Eu queria aproveitar a oportunidade para mandar um beijo p minha mae, pro meu pai (=*), pra minha tia Narrita, pro meu tio, e um especialmente pra vc! (ps. um chute na bunda desse safado desse Roquin)
Aqueeeele abraco,
Sua pirima Lara e pirimo Glauber
Fabi,
ResponderExcluirQueria poder te dar alguma coisa de muito valor sentimental neste momento. Algo que pudesse te acompanhar em todos os momentos difícies que virão já que eu não ou poder estar sempre perto para te abraçar. Algo que te trouxesse conforto, amor, tranquilidade e força.
Mas, o que você merece só pode ser feito por Deus, e tudo que Deus faz não tem preço muito menos está a venda em lugar nenhum. Então pensei, o que tenho de mais valoroso na minha vida???E aí se passaram vários pensamentos...
Tenho muitas coisas valorosas! Nossa! Agradeço a você por me lembrar de como temos coisas valorosas em nossas vidas. Dentre essas preciosidades, encontrei algo muuuuito valoroso que poderia dividir com você. Algo que não se compra, não se pede, não se impõe, não se vende, nem se dá. Já pensou???
E aí pensei: como vou dar isto a ela?
E tornei a pensar: “como sou tola..., já é dela o que tenho de mais valoroso na minha vida! Há muito tempo!”.
Já é dela o amor da minha mãe, já compartilho com ela há muito tempo esse amor incondicional...
Tornei a pensar: “como é bom poder compartilhar o que temos de melhor com as pessoas que amamos!”
Beijão da família Buscapé.
Hello Fabianna! Forgive me, but I will write in English. :D It is an honor that you are sharing your experience with us. You and your family are in our prayers. We love you. More later... Kisses and hugs to all! Aisha, Ricardo, & Pele ;D
ResponderExcluirFora Sr. Hodgkin, em o nome de Jesus! Amem!
ResponderExcluirBe gone Mr. Hodgkin, in Jesus's name! Amen! I rebuke you. You have no place in Fabi's body.
FABI:
ResponderExcluirO que dizer diante de tanta "garra" e grandeza? Senti-me tão pequenininha... Apesar de estar acompanhando tua luta desde o início e também confiando NAQUELE que tudo pode, a cada dia me surpreendo com a tua fé e com a lição de vida que estás dando a todos nós.
É isso aí, querida FABI, vamos todos fazer uma corrente positiva e forte, com a ajuda de todos os nossos amigos "visíveis e invisíveis" para, como mesmo disseste: colocar este "intruso do Sr. Hodgkin" bem longe de tua vida.
Não preciso repetir o quanto és querida por todos nós e que sempre estaremos ao teu lado. Já sabes que podes contar com a gente aqui. Um abração, extensivo a Ana Rita e Clóvis.
Que DEUS e NOSSA SENHORA te abençõem sempre!
Um cheiro de: Ninha
Fabi
ResponderExcluirSempre a admiramos pela sua tenacidade, ideais, vontade realmente de vencer. Sempre conseguiu enveredar por caminhos cheios de pedregulhos e a todos chutou e caminhou pela estrada livre desses obstáculos. Tudo foi uma preparação para um êxito total. Alguém já disse: "É nas pequenas coisas que superamos os grandes desafios que virão."
Você tem nos passado uma grande rasteira...porque com situações bem menores, nós nos entregamos, nos acabrunhamos e olhe o que você nos faz; mostra-nos que lutar é tudo, principalmente quem tem Deus e N.Sra. ao nosso lado. Essa sua coragem e vontade de vencer servirá de exemplo e de estímulo a todos que neste momento estão ao seu redor, "nossa menina guerreira"!
Todos nós estamos cientes de sua garra de vencedora, de vitoriosa, porque não é qualquer um "Dr.Hodgkin" que vai lhe dominar. Pense no exército que se formou, todos com a armadura e o escudo da oração. Coitado dele! (srsrs). Logo, logo sairá em retirada, derrotado para sempre.
Todos nós estamos com você as vinte e quatro hora por dia, acredite!
Abraços a Ana Rita e Clóvis, pais tão devotados.
Abraços e cheiros, cheiros e cheiros de
Lu, Carminha e Carlo.
"É graça divina começar bem. Graça maior é persistir na caminhada, mas a graça das graças é não desistir". Dom Helder Cámara