Doe medula, doe vida!!!

Doe medula, doe vida!!!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Esclarecendo alguns pontos...

Uma coisa engraçada que acontece quando as pessoas descobrem que estou em tratamento é que 100% não sabe o que é e como funciona a quimioterapia. Também, um nome feio desse, assusta qualquer um antes mesmo de se saber o que é.

Então vou explicar como funciona o lance da qt!!!!!!! Ah, na classe médica o nomão feio se trasnforma nesse nominho, ou seja, Quimioterapia = Qt.

Vamos lá... vou falar no meu caso com funciona a coisa.

De uma maneira geral o termo quimioterapia refere-se ao tratamento de doenças por substâncias químicas que afetam o funcionamento celular. Popularmente, o termo refere-se à quimioterapia antineoplásica, um dos tratamentos do câncer onde são utilizadas drogas antineoplásicas. 
No meu caso eu estou tomando um conjunto de drogas chamado ABVD (Adriamicina (Doxorrubicina) + Bleomicina + Vimblastina + Dacarbazina). 

Os quimioterápicos não atuam exclusivamente sobre as células tumorais. As estruturas normais que se renovam constantemente, como a medula óssea, os pêlos e a mucosa do tubo digestivo, são também atingidas pela ação dos quimioterápicos. No entanto, como as células normais apresentam um tempo de recuperação previsível, ao contrário das células anaplásicas, é possível que a quimioterapia seja aplicada repetidamente, desde que observado o intervalo de tempo necessário para a recuperação da medula óssea e da mucosa do tubo digestivo. Por este motivo, a quimioterapia é aplicada em ciclos periódicos.  
No meu caso, eu recebo uma aplicação a cada 15 dias. 

E como é?  
Bem, eu vou para a clínica, me sento na minha "poltrona do papai" e a enferemeira faz todo o resto. Os remédios são líquidos, parecem uma bolsinha se soro, são 4 bolsinhas que eu tomo e dura em média 3 horas o ciclo todo. Eu tenho um cateter no peito que é por onde eu recebo o medicamento. Foi implantado para preservar os outros acessos (as veias do braço), já que a principio são 8 ciclos de qt´s.

Ah, uma coisa importante. Eu só posso tomar a Qt se meu hemograma me liberar. Os indices tem que ser  no minimo esses ai abaixo. Estando tudo ok, então sou liberada para a aplicação


 
Contagem das células do sangue e dosagem de hemoglobina. (Os valores exigidos para aplicação da quimioterapia em crianças são menores.):

Leucócitos > 4.000/mm³
Neutrófilos > 2.000/mm³
Plaquetas > 150.000/mm³
Hemoglobina > 10 g/dl
 
Dosagens séricas:
  Uréia < 50 mg/dl
Creatinina < 1,5 mg/dl
Bilirrubina total < 3,0 mg/dl
Ácido Úrico < 5,0 mg/dl
Transferasses (transaminases) < 50 Ul/ml

Bem é isso. Qt não é esse bicho feio que todo mundo diz, ou melhor, ela até é, mas para aqueles que a vêem como tal. Eu graças ao bom Deus, estou vendo ela como uma aliada nessa luta em busca da cura e estamos nos dando muito bem. Glória a Deus!
É isso... amanha tem noticias. Recebi o resultado da biopsia da medula, mas como nao entendo nada vou esperar pela consulta amanha com Dr James para poder dizer alguma coisa. Até amanha entao. Bjs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário